Skip to main content

“Uma das grandes prioridades do próximo Governo dos Açores tem de ser a criação de condições para fixar as pessoas nas suas ilhas, em especial os mais jovens”, defende a Comissão Política da Ilha do Faial do PSD, numa posição assumida pelo seu presidente na primeira das três conferências online Digital Talk’s, organizadas pela JSD local.

Na primeira conferência, dedicada aos temas da inovação e empreendedorismo, Carlos Ferreira classificou o modelo de desenvolvimento da Região como “uma questão central relativamente ao empreendedorismo dos jovens do Faial e dos Açores. Só com oportunidades em todas as ilhas podemos ter verdadeira coesão territorial”, afirmou.

O social democrata acrescentou que o atual governo, “mesmo não admitindo isso publicamente, mostra diariamente que abandonou o princípio do desenvolvimento harmónico da Região”.

“O centralismo é, cada vez mais, a imagem de marca do Partido Socialista dos Açores e do seu governo”, reforçou.

Na sua intervenção, Carlos Ferreira abordou a falta de investimento na maioria das ilhas do arquipélago, que classificou como “um sério obstáculo ao seu desenvolvimento e um fator que contribui para a sua desertificação”.

“Se as ilhas, em especial as mais pequenas ou menos populosas, são deixadas para trás, os jovens têm menos condições para investir e empreender, porque a probabilidade de terem êxito fica seriamente prejudicada”, concluiu.