Base das Lajes. António Ventura quer saber onde está a segunda tripulação para os Merlin

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, quer saber “onde está a segunda tripulação para os helicópteros Merlin EH-101, prometida pelo governo para a Força Aérea Portuguesa, a sedear na Base das Lajes”.

O social democrata questionou o Ministro da Defesa nesse sentido, uma vez que “é a proteção e a segurança dos açorianos que estão em causa, nomeadamente ao nível da assistência às ilhas sem hospital”, adianta.

O parlamentar açoriano lembra que “a segunda tripulação vem sendo prometida desde maio de 2016, quando António Costa assinou o acordo conjunto entre os governos da República e da Região”, refere.

“Trata-se de um continuado incumprimento, que já mereceu um voto de protesto na Assembleia Legislativa, e que foi aprovado por unanimidade”, recorda igualmente António Ventura.

O social democrata adianta que “o senhor ministro diz agora que será até ao fim do ano, mas não podemos esquecer que já foram avançadas várias datas, e até agora a promessa nunca foi cumprida”.

António Ventura diz ainda estranhar “o silêncio do governo açoriano, uma vez mais a ser cúmplice face às falhas do Governo da República, como vem sendo hábito, e desta feita sem pensar na segurança da população”, critica.

Acrescente-se que, em setembro de 2018, o então secretário de Estado da Defesa revelou que “não era estritamente necessária a existência de uma segunda tripulação dos helicópteros Merlin EH-101 na Base das Lajes”.

“Essa serviria apenas para auxilio à primeira tripulação em caso de necessidade, disse então Marcos Perestrello, em audição na Comissão de Defesa Nacional. O que nos faz duvidar ainda mais das intenções do governo”, conclui António Ventura.