Vereadores do PSD defendem medidas de retoma económica para a Praia da Vitória

Os vereadores do PSD na Câmara da Praia da Vitória voltaram a apresentar esta segunda-feira, em reunião camarária, um pacote de medidas extraordinárias a implementar pela autarquia com vista à retoma económica, “que só terão o impacto pretendido se, em primeiro lugar, se garantir que os compromissos desta Câmara com fornecedores, funcionários, juntas de freguesia e demais instituições estejam saldados”, defendem.

Cláudia Martins e Rui Espínola destacaram “a resiliência do tecido empresarial praiense neste período difícil”, propondo por isso “uma campanha promocional de incentivo ao consumo local, com forte divulgação nos diversos meios de comunicação, apoiando os estabelecimentos do concelho e criando mesmo um cartão eletrónico de fidelização de clientes, e outras promoções, para o comércio local”, propuseram.

“Também a aquisição de todos os bens e serviços pela Câmara deve ser feita de forma diversificada em empresas com sede social na Praia da Vitória”, adiantaram os social democratas, que pretendiam “agregar as várias empresas locais numa plataforma digital, de acesso fácil e generalizado, para melhor promover os seus produtos e serviços, incluindo os serviços extraordinários para compensar as restrições Covid-19, como o take-away ou as entregas ao domicílio”.

Cláudia Martins e Rui Espínola defenderam, ainda, complementaridade no apoio já prestado aos comerciantes na aquisição de material de proteção individual e de desinfeção com “a disponibilização de um Kit de combate à Covid-19 a cada estabelecimento com atendimento ao publico ou a criação do selo que o identifique como estabelecimento responsável na luta contra a Covid-19”.

A iniciativa social democrata pretendia ainda a isenção, até ao final de setembro, da taxa municipal de ocupação da via pública por esplanadas para estabelecimentos de restauração e bebidas, período em que continuaria suspenso o pagamento de parquímetros no centro da cidade.

Uma estratégia concertada, com a SDEA e a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, para promover as empresas do concelho com capacidade de exportação, através de uma missão empresarial à diáspora em 2021, foi outra das propostas apresentadas.

“Defendíamos também um reforço da capacidade de resposta das juntas de freguesia a problemas locais, com pagamentos imediatos de valores protocolados, reforço no apoio financeiro às mesmas, a criação de um fundo de emergência social local, e a isenção do pagamento da fatura da Praia Ambiente para os próximos três meses”, prosseguem.

Um apoio extraordinário de mil euros às instituições culturais e recreativas sedeadas no concelho, com uma majoração de igual valor para as Filarmónicas praienses foi outra medida apresentada.

Do mesmo pacote, e visando a impossibilidade de se realizar as Festas da Praia 2020 no seu formato tradicional, os vereadores do PSD pretendiam que “130 mil euros do total da verba destinada às festividades fossem redirecionados para as medidas que apresentamos”.

“Lamentamos que o executivo socialista tenha voltado a chumbar as nossas propostas, por considerar que iriam duplicar a ação do Governo Regional e de outras entidades, colocando mais uma vez a responsabilidade da resolução dos problemas do Município na mão de terceiros”, finalizam.