PSD quer reabertura dos Ginásios na Região Autónoma dos Açores

A deputada do PSD/Açores Mónica Seidi questionou hoje o Governo Regional sobre a reabertura dos ginásios no arquipélago, querendo saber se a tutela “já tomou medidas nesse sentido,”, e defendendo que “é urgente ter aquele setor de atividade de volta”, afirmou.

Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, a social democrata diz que “é preciso saber se a Autoridade de Saúde Regional (ASR) já definiu as medidas a adotar, numa altura em que “não há registos de casos positivos da Covid-19 nos Açores há 10 dias, havendo ilhas em que o último caso registado foi há mais de 30 dias, e sendo que os 2 casos ativos estão concentrados em São Miguel”, explica.

Mónica Seidi lembra que existem “44 ginásios nos Açores, distribuídos por 8 ilhas”, e, “com exceção de Santa Maria e Flores, todos os outros clubes de atividade física estão fechados desde a segunda quinzena do mês de março”.

“O estado de emergência declarado a 11 de março obrigou a que fossem tomadas medidas urgentes em todos os setores da atividade económica, incluindo a área do fitness, ginásios e demais clubes desportivos”, recorda.

A deputada sublinha que os ginásios tiveram, desde logo, “uma atitude responsável, encerrando as suas instalações, mas sem descurar as responsabilidades perante os sócios, pois procuraram alternativas, nomeadamente a transmissão de aulas online, de forma gratuita”.

“Cabe agora ao Governo Regional definir a reabertura dos ginásios, com exceção de Santa Maria e Flores, onde estes já se encontram a funcionar”, defende Mónica Seidi, referindo que, “na Madeira, aqueles estabelecimentos reiniciaram a sua atividade a 12 de maio, obedecendo a um conjunto de medidas de distanciamento social, segurança e higiene”.

A parlamentar entende que “é preciso, também nos Açores, ter essas regras definidas, uma vez que, a nível nacional não há data prevista para a abertura do setor”, concluiu.