PSD/Açores questiona Governo sobre a retoma do transporte marítimo no Triângulo

O Grupo Parlamentar do PSD/Açores questionou hoje o Governo Regional sobre a retoma da operação de transporte marítimo no Triângulo efetuada pela Atlânticoline.

Num requerimento entregue na Assembleia Legislativa, os deputados social democratas eleitos pelas ilhas do Faial, Pico e São Jorge entendem “que está na hora de planear e retomar o transporte marítimo no Triângulo, naturalmente com responsabilidade e com regras rigorosas que procurem assegurar e proteger a saúde de todos os intervenientes”, explicam.

“Compreensivelmente, as medidas de prevenção e de contenção da pandemia de Covid-19 obrigaram, também neste domínio, a alterações substanciais da operação”, referem.

Porém, face ao quadro epidemiológico atual em que há várias semanas não surgem novos casos positivos de Covid-19 naquelas três ilhas, “está na altura de restabelecer, com os devidos cuidados,  o transporte marítimo nestas ilhas”, considera Luís Garcia, um dos subscritores do requerimento.

O deputado considera que, “nesta fase de desconfinamento social e da atividade económica em que nos encontramos , é essencial que, especialmente os agentes económicos, conheçam o planeamento e a previsibilidade da operação”, uma vez que “o transporte marítimo assume um significado muito próprio e uma importância acrescida, em termos sociais e económicos, nas ilhas que compõem o Triângulo, afirma.

Os deputados do PSD/Açores questionam ainda o Governo sobre os eventuais critérios que impedem a reabertura das ligações marítimas entre as ilhas do Faial, Pico e São Jorge e sobre o prolongamento do lay-off na Atlânticoline.