O parlamento açoriano aprovou por unanimidade uma proposta do PSD/Açores para que seja feita uma “avaliação rigorosa” dos custos de produção de leite em todas as ilhas, com vista a assegurar que as políticas públicas conduzam ao aumento de rendimento e competitividade das explorações.
“É premente o estudo atual do custo de produção por litro de leite, o impacto da afetação dos apoios públicos no rendimento dos produtores, nos proveitos das explorações leiteiras e consequentemente nos resultados do exercício da atividade. O estudo deve considerar não apenas a dimensão das explorações leiteiras, mas também o modelo de exploração e de produção e a ilha onde se situa, atentos os fatores diferenciadores e o impacto dos preços de mercado na determinação dos custos e proveitos dessas explorações leiteiras”, refere o projeto de resolução agora aprovado.
Segundo o social-democrata António Almeida, “a determinação dos modelos de produção leiteira e dos sistemas de apoio, da respetiva modulação na atribuição de apoios públicos ao investimento e da definição dos níveis de subsidiação para cada tipologia de exploração, adequada a cada ilha e localidade, decorre da avaliação rigorosa dos custos de produção por litro de leite, da dimensão económica das explorações leiteiras, do risco de ineficiência técnica, económica e financeira”.
“Com o desconhecimento generalizado dos custos de produção por litro de leite, em todas as ilhas e em todos os modelos de exploração leiteira, não será possível adequar as políticas aos objetivos pretendidos”, afirmou.
A iniciativa do PSD/Açores recomenda que o Governo Regional, através de uma parceria com a Universidade dos Açores, elabore “estudos adequados” com objetivo de identificar os “custos médios de produção por litro de leite, em cada ilha dos Açores, para os diversos modelos de exploração leiteira e por escalões de dimensão das explorações”, bem com a “determinação e a caracterização dos modelos preferenciais de exploração para a produção leiteira, em cada ilha”.
“A avaliação quantitativa e qualitativa das explorações leiteiras dos Açores, e em cada ilha, é determinante para a assunção de medidas de reestruturação, de mitigação de fatores influenciadores dos resultados e da condição de vida dos produtores e da competitividade das indústrias”, acrescentou.
De acordo com o deputado social-democrata, a atual situação do setor do leite e laticínios nos Açores e a imprevisibilidade dos mercados fornecedores de fatores de produção agrícolas e dos mercados consumidores de leite e de produtos lácteos, “exigem uma atenção exigente, especializada e adequada”.
“A dimensão do impacto na economia dos Açores de uma quebra acentuada e sistemática do rendimento dos produtores e da perda de competitividade das indústrias de laticínios, nomeadamente das queijarias tradicionais, com um papel relevante em algumas ilhas e localidades açorianas, obriga a um estudo aprofundado dos fatores que condicionam a eficiência económica e a competitividade dessas empresas”, disse António Almeida.