Skip to main content

O parlamento açoriano aprovou por unanimidade a proposta do PSD/Açores para a criação urgente de um Plano de Recuperação da assistência a doentes com outras patologias que não a COVID-19, dado que muitas cirurgias, consultas, exames complementares de diagnóstico e terapêuticas foram adiados devido à pandemia.

A proposta dos social-democratas, agora aprovada na Assembleia Legislativa dos Açores, determina que o Governo Regional elabore, “de forma urgente, um Plano de Recuperação da Atividade Assistencial na área da Saúde, que tenha em conta também a monitorização clínica dos doentes efetuada durante o período da pandemia”.

“Apesar da prioridade dada ao combate à COVID-19, não podem ser menosprezadas outras patologias que até então estiveram acauteladas”, referiu a deputada Mónica Seidi durante o debate da iniciativa legislativa.

Segundo os social-democratas, “há números para além dos da pandemia e todas as outras doenças que matam não deixaram de existir”.

Para o PSD/Açores, a suspensão das cirurgias, bem como de toda a atividade assistencial programada nos hospitais e centros de saúde da Região, “embora devidamente justificada, terá consequências futuras”.

“O Governo Regional deve promover o levantamento e elaboração de uma listagem de todos os casos prioritários e programados na Região, de cirurgias, consultas e exames complementares de diagnóstico e terapêutica, que foram adiados devido à COVID-19”, afirmou Mónica Seidi.

“Podem estar a ser adiados diagnósticos que, ao serem realizados tardiamente, se vão tornar em situações potencialmente mais graves, com impacto direto na saúde dos utentes”, disse.

A proposta do PSD/Açores, aprovada por unanimidade no parlamento, estabelece ainda que o Governo Regional tem de “manter o programa de recuperação de listas de espera cirúrgicas, que deve ser extensivo, mediante programas de recuperação próprios, à realização de consultas e de exames complementares de diagnóstico e terapêutica”.