COVID-19. PSD/Açores propõe incentivos à produção de equipamentos de proteção

O PSD/Açores entregou uma iniciativa legislativa para que sejam criados apoios financeiros à produção de equipamentos de proteção da COVID-19, propondo, para o efeito, uma alteração ao sistema de incentivos regional ao investimento privado.

Num projeto de resolução entregue na Assembleia Legislativa dos Açores, os social-democratas defendem que o atual sistema de incentivos regional deve passar a incluir “um conjunto de incentivos relevantes e excecionais destinados à inovação produtiva”, com o objetivo de “facilitar” a produção de produtos necessários no atual contexto da pandemia da COVID-19.

“Os novos investimentos a incluir no sistema de incentivos destinar-se-ão à inovação e instalação ou aumento da capacidade de produção de produtos como dispositivos médicos, vestuário e equipamento de proteção, instrumentos de diagnóstico e matérias-primas necessárias, desinfetantes e seus produtos intermédios, e substâncias químicas básicas necessárias para a sua produção”, salientaram.

Segundo a iniciativa legislativa do PSD/Açores, “face à grave crise que atravessamos, com impactos negativos em todos os setores económicos, importa procurar todas as alternativas que possam contribuir para a minimização dos seus efeitos”.

“Tendo em conta a pequena dimensão da nossa economia e a importância da sua diversificação, o aumento do investimento é uma condição básica para minimizar a recessão económica”, refere o projeto de resolução apresentado pelos social-democratas açorianos.