Bolieiro destaca propostas do PSD/Açores para proteger rendimento dos agricultores

O presidente do PSD/Açores destacou as várias propostas apresentadas pelo partido para proteger rendimento dos agricultores, tendo apelado às restantes forças partidárias para que apoiem as iniciativas dos social-democratas, num momento de “grandes dificuldades” para o setor da Agricultura.

“O PSD/Açores apresentou no parlamento um conjunto de propostas para proteger o rendimento dos agricultores. Trata-se de propostas construtivas que vão ao encontro das necessidades dos agricultores e das suas organizações, que enfrentam um período de grandes dificuldades”, afirmou José Manuel Bolieiro.

O líder dos social-democratas açorianos, que falava na rubrica “À conversa com o Presidente”, transmitida na rede social Facebook e que contou com a participação do deputado António Almeida, salientou que o partido “tem dado provas da sua disponibilidade para votar favoravelmente todas as propostas que ajudem os açorianos”.

“O PSD/Açores deu e continua a dar provas que apoia quaisquer iniciativas que ajudem a resolver os problemas dos açorianos, venham elas de que partido vierem. Esperemos que todas as forças partidárias tenham a mesma postura. Está em causa um grande pilar da economia dos Açores”, disse.

Segundo José Manuel Bolieiro, esta postura e o conjunto de propostas que o partido tem apresentado, “não só em relação à Agricultura, mas para todos os setores, comprovam que o PSD faz política a favor dos açorianos, rejeitando sempre a mera politiquice”.

Entre as várias propostas apresentadas pelo PSD/Açores, o líder social-democrata destacou a iniciativa legislativa que visa garantir que os apoios ao rendimento dos agricultores sejam atribuídos independentemente das quantidades produzidas, ao contrário do que sucede atualmente.

“Neste contexto atual de emergência, com uma quebra nos rendimentos do setor da Agricultura, a nossa prioridade só poderia estar na proteção do rendimento dos produtores agrícolas e pecuários. O PSD propõe um desligamento da produção face aos apoios ao rendimento dos agricultores”, afirmou.

José Manuel Bolieiro lembrou que esta iniciativa do partido tem como principal objetivo apoiar os produtores agrícolas num momento marcado por uma redução no consumo, nomeadamente no setor dos laticínios, constituindo igualmente um “compromisso justo entre quem produz e quem transforma”.

Recorde-se que PSD/Açores propõe que os produtores agrícolas e pecuários, mediante critérios objetivos, “recebam anualmente a totalidade dos montantes atribuídos de apoio ao rendimento, designadamente pelo programa POSEI, independentemente das quantidades produzidas e destinadas à indústria transformadora e aos mercados”.

“No momento atual, a indústria pede aos produtores de leite para produzirem menos e penaliza os que não o fazem. Não faz sentido insistir numa política de apoios públicos orientada para o aumento da produção, quando as indústrias estão a pedir menos leite. Não se deve insistir numa orientação que penaliza os agricultores e a própria indústria”.

A proposta social-democrata de “desligamento” prevê também que “os produtores beneficiários desses apoios se obrigam a manter o estatuto de agricultor, nas condições existentes antes do desligamento dos apoios, facultando a sua reestruturação”.