António Ventura quer saber o ponto de situação do GNL na Praia da Vitória

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, quer esclarecimentos do Governo sobre “o ponto de situação da instalação de um Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) no Porto da Praia da Vitória, um investimento há muito prometido e sempre adiado”, avançou.

O social democrata considera que, “sem perder de vista a questão da saúde pública, por via da pandemia da Covid-19, que também afeta os Açores”, é preciso perceber que, “paralelamente, e devido a essa mesma condicionante, estamos a viver uma crise económica e financeira de grande preocupação”, afirmou.

António Ventura defende que “é necessário manter e criar emprego”, pelo que “é urgente que determinados investimentos previstos para os Açores, e sucessivamente adiados, sejam realizados pelo Governo da República”, sublinha.

“Como sabemos, a instalação de um Terminal de GNL no Porto da Praia da Vitória é um projeto que ainda nem é projeto, mas que foi anunciado nos últimos quatro anos, pelo Governo Regional e pelo Governo da República”, lembra o deputado açoriano, frisando que, “até hoje, nada existe, e não se pode perder mais tempo”, alerta.

Segundo o parlamentar, “interessa também reconhecer e aplicar a importância geoestratégica dos Açores como posto abastecedor de GNL para os navios, pelo que questionamos o governo nesse sentido, solicitando novamente mais esclarecimentos”, concluiu António Ventura.