COVID-19. PSD/Açores propõe criação de Sistema Regional de Alerta e Vigilância

A deputada do PSD/Açores Mónica Seidi propôs a criação de um Sistema Regional de Alerta e Vigilância do coronavírus COVID-19, a implementar em todas unidades de saúde do arquipélago, estabelecimentos de ensino e no setor do Turismo.

Segundo a deputada social-democrata, um instrumento fundamental para este Sistema Regional de Alerta e Vigilância “é o questionário de avaliação do risco e deteção precoce, a preencher pelos utentes dos hospitais e centros de saúde, estabelecimentos de ensino e outras entidades públicas em que haja atendimento ao público, bem como pelos hóspedes das unidades hoteleiras”.

A parlamentar falava durante uma audição da Secretária Regional da Saúde na Comissão de Assuntos Sociais, em que foram debatidas as medidas de prevenção e proteção definidas para o surto do coronavírus COVID-19.

“Caso a pessoa inquirida responda afirmativamente a pelo menos um critério epidemiológico e a um critério clínico, está identificado um potencial risco. A unidade de saúde, estabelecimento de ensino ou alojamento hoteleiro deve de seguida contactar a Linha Saúde Açores”, explicou.

Mónica Seidi acrescentou que o questionário de avaliação do risco e deteção precoce do COVID-19 “pode ser preenchido diretamente online, ficando imediatamente acessível às autoridades de saúde, ou descarregado em PDF e preenchido manualmente, devendo ser depois encaminhado para as entidades competentes”.

“O Sistema Regional de Alerta e Vigilância que propomos para as unidades de saúde e, estabelecimentos de ensino e no setor do Turismo vai reforçar a capacidade de deteção precoce de situações que constituem uma ameaça à saúde pública”, concluiu deputada do PSD/Açores.