COVID-19. Bolieiro garante apoio do PSD à subida de nível de prevenção nos Açores

O presidente do PSD/Açores garantiu o apoio do partido ao Governo Regional caso este decida subir o nível de prevenção no arquipélago para a situação de contingência, alegando que a saúde dos açorianos está em primeiro lugar e que “mais vale prevenir que remediar”.

“Se o Governo, avaliando a situação com o bom aconselhamento da Autoridade de Saúde Regional, passar do patamar de situação de alerta para a situação de contingência tem o apoio do PSD. A saúde das pessoas está em primeiro lugar e mais vale prevenir que remediar”, afirmou José Manuel Bolieiro, em declarações aos jornalistas.

O líder dos social-democratas açorianos salientou que “com a saúde das pessoas não se deve brincar”, tendo defendido que é preferível um excesso de prevenção para salvaguardar a população dos Açores perante a pandemia do coronavírus COVID-19, mesmo que isso implique tomar medidas impopulares.

“Mais vale ser excessivo na prudência, do que negligente por receio de causar constrangimentos de caráter económico ou social. Se for necessário, desde já, declarar a situação de contingência, pois que se faça”, disse.

José Manuel Bolieiro considerou que os partidos da oposição “devem estar sempre ao lado de uma atuação responsável”, tendo incentivado o Governo Regional dos Açores a “tomar as medidas mais prudentes”.

Em relação às medidas tomadas em Conselho de Governo extraordinário, o presidente do PSD/Açores afirmou que “fez bem o Governo em prevenir, ao invés de esperar pelo aparecimento de um caso” de infeção pelo coronavírus COVID-19.
O líder social-democrata reafirmou ainda as propostas feitas pelo partido ainda antes do Conselho de Governo extraordinário, nomeadamente a necessidade de que seja encontrada uma solução para a recolha de amostras para teste a eventuais infeções pelo coronavírus COVID-19, evitando assim o transporte de casos suspeitos para o Hospital da Ilha Terceira.

José Manuel Bolieiro lembrou também a proposta do PSD/Açores, apresentada na Comissão de Assuntos Sociais do parlamento, de criação de um Sistema Regional de Alerta e Vigilância do coronavírus COVID-19, a implementar em todas unidades de saúde do arquipélago, estabelecimentos de ensino e no setor do Turismo.