COVID-19. Bolieiro apela a solução para recolha de amostras sem obrigar ao transporte de casos suspeitos

O presidente do PSD/Açores apelou a que seja encontrada uma solução para a recolha de amostras para teste aos casos suspeitos de infeção pelo coronavírus COVID-19, evitando assim obrigar as pessoas a terem de deslocar-se ao Hospital da Ilha Terceira.

“Com exceção das situações em que a deslocação é clinicamente necessária, é preciso apostar na procura de uma solução em que a recolha das amostras é feita em cada uma das ilhas. O material biológico é depois enviado para o Hospital da Ilha Terceira, em vez de fazer deslocar as pessoas”, afirmou José Manuel Bolieiro.

O líder dos social-democratas açorianos falava após uma reunião com a administração do Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira, a única unidade de saúde da Região com capacidade de laboratório para efetuar análises aos casos suspeitos de infeção pelo COVID-19.

Para José Manuel Bolieiro, a recolha de amostras em todas as ilhas e o posterior envio para análise Hospital da Ilha Terceira é a opção “racional e tranquilizadora da população”, ao invés de deslocar os utentes suspeitos.

O presidente do PSD/Açores alertou igualmente para a necessidade de garantir que em todas as ilhas “sejam criadas condições para receber os casos suspeitos” de infeção pelo COVID-19.

“Não faz sentido que sejas apenas o Hospital da Ilha Terceira a receber os casos suspeitos. Havendo salas de isolamento em todas as unidades de saúde, é preciso que, o mais rapidamente, todas as ilhas possam ter condições para essa primeira abordagem clínica”, considerou.

O líder social-democrata aproveitou a ocasião para assegurar o “apoio político” do PSD/Açores no parlamento regional para “quaisquer alterações orçamentais ou de reforço de meios” no âmbito das medidas de prevenção e proteção perante para a pandemia do COVID-19.

“Estamos disponíveis para definir, em consenso, em que áreas é preciso um reforço de meios financeiros e de onde é que se deve tirar”, garantiu.

José Manuel Bolieiro apelou ainda à “proatividade” das autoridades regionais na implementação da proposta do PSD/Açores de criação de um Sistema Regional de Alerta e Vigilância do coronavírus COVID-19, a implementar em todas unidades de saúde do arquipélago, estabelecimentos de ensino e no setor do Turismo.

Recorde-se que, segundo os social-democratas, um instrumento fundamental para este Sistema Regional de Alerta e Vigilância “é o questionário de avaliação do risco e deteção precoce, a preencher pelos utentes dos hospitais e centros de saúde, estabelecimentos de ensino e outras entidades públicas em que haja atendimento ao público, bem como pelos hóspedes das unidades hoteleiras”.