Furacão Lorenzo. PSD pede esclarecimentos sobre a recuperação dos estragos no Faial

Os deputados do PSD/Açores eleitos pelo Faial questionaram hoje o Governo Regional sobre “a forma como decorre a recuperação dos estragos provocados pelo Furacão Lorenzo”, nomeadamente, “no que toca às habitações atingidas na ilha e às zonas mais afetadas nas freguesias da Feteira, Capelo e Castelo Branco”.

Carlos Ferreira e Luís Garcia querem saber “que zonas estão efetivamente a ser estudadas pelo Laboratório Regional de Engenharia Civil, na sequência do Furação Lorenzo, como anunciou o executivo” e se esses estudos “estão concluídos ou têm uma data prevista de conclusão”, referem, num requerimento enviado à ALRAA.

“No Faial, o furacão fustigou especialmente a costa sul, danificando habitações, empresas e infraestruturas públicas, aliás segundo a tutela, foram danificadas 26 habitações, e importa perceber em que fase está a sua recuperação”, referem os parlamentares.

“Quase 5 meses após a tempestade, e depois de uma primeira fase em que a atuação das entidades públicas e dos muitos particulares no socorro aos desalojados e na limpeza dos locais mais atingidos decorreu bem, importa agora conhecer o planeamento da recuperação efetiva dos estragos”, consideram Carlos Ferreira e Luís Garcia.

Os social democratas dizem que o conhecimento desse planeamento e a articulação entre todas as entidades, incluindo as Juntas de Freguesia, “é fundamental para tranquilizar as pessoas e para o sucesso das fases que naturalmente se seguem no processo”, pelo que solicitaram a listagem das habitações atingidas com o levantamento individual dos estragos, bem como, dos apoios atribuídos ou a atribuir para a recuperação de cada habitação.

Querem igualmente saber em que ponto está “a recuperação de zonas como o porto e zona de lazer da Feteira, o Varadouro e zona balnear de Castelo de Branco. Nessas intervenções, é preciso ainda perceber quais as obras que estão a cargo dos departamentos do Governo Regional”, concluem os deputados do PSD/Açores.