Gás natural. PSD quer ouvir Governo dos Açores sobre abandono de projeto na Praia da Vitória

O PSD/Açores solicitou a audição da Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas no parlamento, com o objetivo de obter explicações sobre o facto do Governo da República ter abandonado o projeto de abastecimento de Gás Natural Liquefeito (GNL) a navios, que incluía um entreposto no Porto da Praia da Vitória.

“O Governo Regional tem feito propaganda de um projeto que, soubemos agora, o Governo da República abandonou há bastante tempo. O Governo Regional tem andado a iludir a população da ilha Terceira”, afirmou Mónica Seidi.

Em causa está a revelação feita pela presidente da Associação dos Distribuidores de Gás Propano Canalizado, durante uma audição da Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia da República, de que o Governo da República de António Costa abandonou, em 2016, o projeto de criação de uma rede de abastecimento de GNL a navios “porque decidiu optar pela ferrovia”.

Mónica Seidi lembrou que a criação do entreposto de GNL no Porto da Praia da Vitória era um dos compromissos que “constava da declaração conjunta entre os governos dos Açores e da República”, assinada em abril de 2016.

“O Governo da República do Partido Socialista preferiu dar prioridade à ferrovia no continente – embora nem isso tenha feito –, em detrimento de um projeto que é estruturante para a ilha Terceira e para os Açores.

Segundo a deputada social-democrata, “este é mais um caso típico da atuação do PS em relação aos Açores: o Governo da República socialista finge que dá e o Governo Regional socialista finge que aceita”.

Nesse sentido, o grupo parlamentar do PSD/Açores requereu a audição da Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas com “carácter de urgência”, de forma a “esclarecer toda a situação”.