Gás Natural. António Ventura quer explicações da República sobre abandono da Praia da Vitória

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, exigiu hoje explicações ao Governo de António Costa “relativamente ao abandono do financiamento ao projeto de abastecimento de Gás Natural Liquefeito (GNL) a navios na Praia da Vitória, em favor do investimento na Ferrovia”, avançou.

“Perante as afirmações da representante da Associação de Distribuidores de Propano Canalizado (ADPC), na Comissão de Finanças, de que o Governo tinha desistido daquela iniciativa, importa que o Executivo se pronuncie nas devidas explicações sobre tal opção politica, esclarecendo o porquê desta desistência.

António Ventura considera, desde logo, “que o Governo esteve a enganar os açorianos e os terceirenses”, recordando que o Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira (PREIT) “previa um investimento no Porto da Praia da Vitória de 77 milhões de euros, que não foi efetuado”.

O social democrata lembrou igualmente a declaração conjunta de compromisso entre os dois Governos, assinada a 30 de abril de 2016, “que previa uma candidatura ao “Plano Juncker”, no âmbito do projeto das “Autoestradas do Mar”, também sem efeito até à data”.

O deputado açoriano sublinha que teve oportunidade “de questionar a representante da ADPC, na Comissão de Finanças, onde esta afirmou claramente que tinha acontecido a desistência do Governo. Um facto que, lamentavelmente, foi escondido”.

“Perante tal opção politica, espero que que o Governo não se esconda também nas explicações que deve aos açorianos e aos terceirenses”, concluiu António Ventura.