Skip to main content

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, Paulo Moniz, reuniu com a Cônsul dos Estados Unidos da América (EUA) nos Açores, servindo o encontro “para trocar impressões sobre a Diáspora açoriana nos EUA, intercâmbio cientifico, investigação e ensino superior, a Base das Lajes, bem como a evolução dessas ligações entre os Açores e os EUA”, adiantou.

 

Numa sessão de apresentação de cumprimentos a Kathryn Hammond, o social democrata sublinha que “a temática Base das Lajes, como ponto comum entre Portugal, os Açores e os EUA, foi, naturalmente, abordada”, sendo que “a presença militar norte americana na Região é um elo inegável entre os dois países”, referiu.

 

“Outra ligação constante prende-se com as várias gerações de emigrantes açorianos nos EUA, cujo número se vai mantendo elevado”, frisou Paulo Moniz, que recebeu da diplomata “uma interessante abordagem a este tema, uma vez que o caminho inverso é agora feito por muitos americanos”, disse.

 

“Segundo a Cônsul Kathryn Hammond, há um fluxo de americanos que têm vindo para a Região, que compram propriedades e que vêm viver para os Açores. Segundo disse, consideram os Açores como uma espécie de Havaí da Europa, mas com preços mais apetecíveis”, partilhou Paulo Moniz, após a reunião.

 

Foram ainda abordadas as oportunidades de intercâmbio “no âmbito da ciência, investigação e ensino superior, revisitando as colaborações já existentes ao nível dos estudantes, e analisando a vantagem mútua em estender  a docentes e investigadores numa base regular e duradoura”, concluiu o deputado.