Skip to main content

O PSD/Açores solicitou a audição da Secretária Regional da Saúde no parlamento, com o objetivo de obter explicações da tutela sobre a denúncia, feita pela Ordem dos Médicos, de “promiscuidade” entre os setores público e privado na execução do programa de redução de listas de espera para cirurgia ‘Vale Saúde’.

“O Conselho Médico da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Médicos denunciou que, no âmbito do ‘Vale Saúde’, a Clínica do Bom Jesus, em Ponta Delgada, não trata de todo o processo cirúrgico, embora receba 100% da verba atribuída pela Região. Esta situação tem que ser rapidamente esclarecida”, anunciou a deputada social-democrata Mónica Seidi.

Em causa está o facto de, segundo a Ordem dos Médicos, a avaliação pré-operatória e pós-operatória dos pacientes operados na Clínica do Bom Jesus ser efetuada no Hospital de Ponta Delgada, apesar daquela entidade privada a totalidade da verba atribuída no âmbito do ‘Vale Saúde’ para cada cirurgia.

Segundo Mónica Seidi, “esta denúncia de uma situação de promiscuidade entre os setores público e privado é muito grave, exigindo-se que o Governo Regional dê explicações aos açorianos sobre o caso”.

Os social-democratas pretendem que a audição da Secretária Regional da Saúde se realize na próxima reunião da Comissão de Assuntos Sociais, a 6 de janeiro de 2020.