PSD/Açores propõe avaliação rigorosa dos custos de produção de leite em todas as ilhas

O deputado do PSD/Açores António Almeida entregou no parlamento uma proposta para que seja feita uma “avaliação rigorosa” dos custos de produção de leite em todas as ilhas, com o objetivo de garantir que as políticas públicas conduzam ao aumento de rendimento e competitividade das explorações.

“É premente o estudo atual do custo de produção por litro de leite, o impacto da afetação dos apoios públicos no rendimento dos produtores, nos proveitos das explorações leiteiras e consequentemente nos resultados do exercício da atividade. O estudo deve considerar não apenas a dimensão das explorações leiteiras, mas também o modelo de exploração e de produção e a ilha onde se situa, atentos os fatores diferenciadores e o impacto dos preços de mercado na determinação dos custos e proveitos dessas explorações leiteiras”, refere o projeto de resolução entregue pelo grupo parlamentar social-democrata.

Segundo António Almeida, “a determinação dos modelos de produção leiteira e dos sistemas de apoio, da respetiva modulação na atribuição de apoios públicos ao investimento e da definição dos níveis de subsidiação para cada tipologia de exploração, adequada a cada ilha e localidade, decorre da avaliação rigorosa dos custos de produção por litro de leite, da dimensão económica das explorações leiteiras, do risco de ineficiência técnica, económica e financeira”.

“Com o desconhecimento generalizado dos custos de produção por litro de leite, em todas as ilhas e em todos os modelos de exploração leiteira, não será possível adequar as políticas aos objetivos pretendidos”, sublinhou.

A proposta do PSD/Açores recomenda que o Governo Regional, em parceria com a Universidade dos Açores, elabore “estudos adequados” com vista à identificação dos “custos médios de produção por litro de leite, em cada ilha dos Açores, para os diversos modelos de exploração leiteira e por escalões de dimensão das explorações”, bem com a “determinação e a caracterização dos modelos preferenciais de exploração para a produção leiteira, em cada ilha”.

“A avaliação quantitativa e qualitativa das explorações leiteiras dos Açores, e em cada ilha, é determinante para a assunção de medidas de reestruturação, de mitigação de fatores influenciadores dos resultados e da condição de vida dos produtores e da competitividade das indústrias”, referiu António Almeida.

Para o deputado social-democrata, a atual situação do setor do leite e laticínios nos Açores e a imprevisibilidade dos mercados fornecedores de fatores de produção agrícolas e dos mercados consumidores de leite e de produtos lácteos, “exigem uma atenção exigente, especializada e adequada”.

“A dimensão do impacto na economia dos Açores de uma quebra acentuada e sistemática do rendimento dos produtores e da perda de competitividade das indústrias de laticínios, nomeadamente das queijarias tradicionais, com um papel relevante em algumas ilhas e localidades açorianas, obriga ao estudo aprofundado dos fatores que condicionam a eficiência económica e a competitividade dessas empresas”, afirmou António Almeida.