PSD/Açores alerta para dificuldades da classe média na compra de habitação própria

O deputado do PSD/Açores Marco Costa alertou para as dificuldades que a classe média tem na compra de habitação própria, tendo proposto uma “abordagem sem tréguas” ao problema.

“O PSD/Açores defende a criação de mecanismos que permitam às famílias a aquisição de casa própria. O PSD/Açores propõe uma abordagem sem tréguas a todos os mecanismos que se possam implementar, sejam através da criação de fundos, em conjunto com a banca, seja através de apoios públicos a cooperativas de habitação, na infraestruturação, aquisição ou coaquisição de terrenos”, afirmou o social-democrata, no debate das propostas de Plano e Orçamento para 2020.

Segundo o parlamentar, “nos Açores vive uma classe média que se vê impotente perante as restrições da banca e sem meios para adquirir casa própria”.

“Nos Açores vivem jovens, em início de carreira, sem acesso ao crédito e ao mercado de arrendamento. O Governo Regional continua a ignorar a dificuldade de todos aqueles que escolhem permanecer nos Açores ou que escolhem regressar”, disse.

Marco Costa salientou que o Governo Regional, na proposta de Orçamento para 2020, “escolheu baixar o valor da aposta nos programas de melhoria da habitação própria, ao mesmo tempo em que escolheu também, como resposta, aumentar os valores para aposta no arrendamento”.

“A escolha do Governo não podia ser mais clara. O Governo escolhe não apostar na estabilidade das famílias, ao mesmo tempo que assume que os pressupostos dos programas de arrendamento falharam, uma vez que não foi alcançado o objetivo da independência das famílias”, frisou.

Para o deputado social-democrata, “a realidade é dura para as famílias da classe média baixa que, mesmo com estabilidade profissional, têm um nível de rendimento tão baixo que não conseguem, perante a banca, crédito que lhes permita sonhar com uma casa própria”.