Governação socialista não promoveu coesão económica e social dos Açores

O líder parlamentar do PSD/Açores afirmou que as políticas seguidas pela governação socialista esta legislatura não promoveram a coesão económica e social da Região, alegando que a modernização de infraestruturas não foi acompanhada por um nível de desenvolvimento idêntico.

“A modernização de infraestruturas que tem vindo a ocorrer não foi acompanhada por um nível de desenvolvimento idêntico a nível social e económico. Na Educação, os Açores continuam a ter a taxa de abandono escolar precoce mais alta do país. Na Saúde, as enormes listas de espera para cirurgia e consultas persistem”, afirmou Luís Maurício, após uma reunião com o Conselho Económico e Social dos Açores.

O líder da bancada social-democrata salientou que o Plano e Orçamento para 2020, o último apresentado por este Governo Regional, constitui um momento para avaliar os resultados da atual governação socialista esta legislatura.

“Esta é uma altura para avaliar se as políticas seguidas por este Governo – ou a falta delas – fizeram crescer a coesão económica e social da Região. No nosso entender não fizeram. Pelo contrário, os Açores perdem população há seis anos consecutivos e a desertificação e envelhecimento demográficos acentuam-se, pondo em risco o desenvolvimento de cada uma das ilhas”, disse.

Nesse sentido, Luís Maurício lembrou que o grupo parlamentar do PSD/Açores vai propor, durante o debate do Plano e Orçamento da Região para 2020, a criação de Planos Integrados de Desenvolvimento para cada uma das nove ilhas, com vista a combater os riscos de desertificação e do envelhecimento da população.

“A elaboração destes Planos Integrados de Desenvolvimento deverá envolver os parceiros sociais, as autarquias, as diferentes organizações setoriais, bem como instituições representativas da população de cada ilha a nível económico, social e cultural, de modo a que as pessoas se sintam chamadas a participar”, sublinhou.

O líder parlamentar do PSD/Açores acrescentou que os Planos Integrados de Desenvolvimento terão como grande objetivo definir a vocação de cada ilha, identificando constrangimentos e apontando potencialidades”.

“Desta forma será possível tornar forte cada uma das ilhas, para que os Açores sejam uma região forte”, frisou.

Luís Maurício aproveitou ainda a ocasião para expressar votos de sucesso no trabalho que o Conselho Económico e Social tem pela frente, lembrando que o PSD/Açores foi o primeiro partido a propor a criação de um órgão da concertação social com um presidente eleito por maioria de dois terços do parlamento e maioritariamente composto por representantes da sociedade civil.