Furacão Lorenzo. Vasco Cordeiro discorda da criação de regime especial nas Flores e Corvo

O deputado do PSD/Açores Bruno Belo questionou o Presidente do Governo Regional sobre a criação de um regime especial, na sequência do furacão Lorenzo, de isenção de contribuições à Segurança Social para as empresas das Flores e do Corvo, tendo Vasco Cordeiro afirmado que discorda da proposta social-democrata.

“O senhor Presidente do Governo é, ou não, a favor que, nas ilhas das Flores e Corvo, sejam suspensas as contribuições das empresas e trabalhadores independentes para a Segurança Social?”, perguntou o social-democrata, no debate das propostas de Plano e Orçamento para 2020.

Bruno Belo lembrou que, com o abastecimento à ilha das Flores a ser efetuado de forma precária e sem a regularidade necessária, os empresários locais “não têm garantias de segurança dos bens transportados”,

“Esta situação está a causar enormes prejuízos à economia local, dado que os empresários continuam a aguardar por mercadorias que já pagaram e os bens perecíveis chegam impróprios para consumo”, disse.

Segundo o parlamentar do PSD/Açores, esta perturbação no abastecimento às Flores “põe em risco muitos postos de trabalho no setor privado”, justificando-se, por isso, que uma das medidas que deve ser implementada de forma “urgente” é a criação de um regime excecional de isenção total das contribuições para a Segurança Social”.

Bruno Belo lembrou que a criação deste regime especial para as Flores e Corvo é da exclusiva competência do Governo da República, tendo já sido adotada no passado, nomeadamente após os incêndios de 2017 em Portugal Continental.

Na resposta, o Presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, afirmou que, “resolvida a parte do abastecimento, não há necessidade de criar medidas de apoio social ou de outro cariz”.