Furacão Lorenzo. PSD apela à cooperação do Governo Regional com municípios do Pico

O líder parlamentar do PSD/Açores apelou à cooperação do Governo Regional com os municípios do Pico na reparação dos estragos causados pela passagem do furacão Lorenzo, lembrando que o executivo açoriano possui uma capacidade financeira superior às autarquias da ilha.

“O Governo Regional deve assumir as suas responsabilidades, em cooperação com os municípios, no sentido de reparar os estragos da forma mais célere possível. O Governo tem instrumentos em termos de capacidade financeira superiores em relação às câmaras municipais e juntas de freguesia”, afirmou, após uma visita de deputados do partido às zonas afetadas pela furacão Lorenzo, nos concelhos da Madalena e Lajes do Pico.

O social-democrata salientou que compete ao Governo Regional “assumir a liderança da reparação dos estragos causados pela passagem do furacão Lorenzo, sem prejuízo da cooperação com os municípios e as juntas de freguesia”.

“Enquanto maior partido da oposição, o PSD/Açores não deixará de estar atento a este processo, de forma a garantir que a reparação dos danos causados pelo furacão seja feita o mais rapidamente possível”, disse.

Luís Maurício, que esteve também acompanhado na visita pelo presidente da Câmara Municipal da Madalena, José António Soares, reafirmou a “solidariedade” do partido para com as populações afetadas, nomeadamente nos concelhos da Madalena e Lajes do Pico.

“Da mesma forma que a solidariedade nacional para com os Açores foi demonstrada imediatamente após a passagem do furacão Lorenzo, entendemos ser mais que justo que os municípios da ilha do Pico recebam a devida solidariedade regional para o processo de reparação dos estragos”, concluiu.