Desinvestimento na manutenção de estradas foi “opção política” do Governo Regional

O deputado do PSD/Açores Luís Rendeiro afirmou que o “desinvestimento” na manutenção de estradas no arquipélago foi um “opção política” do Governo Regional socialista, já que a Região teve um reforço de verbas no atual Quadro Comunitário de Apoio.

“Este Governo Regional não investiu na manutenção das rede viária regional por mera opção política. Relembro que, no atual Quadro Comunitário de Apoio 2014-2020, a Região beneficiou de um reforço de verbas de fundos europeus”, afirmou o social-democrata, no debate das propostas de Plano e Orçamento para 2020.

Para o parlamentar, “esta opção do Governo relativamente à manutenção de estradas em todas as ilhas constitui um desinvestimento na segurança dos açorianos que utilizam a rede viária regional”.

Luís Rendeiro salientou que as limitações impostas pela Comissão Europeia em relação à utilização de fundos para reparação de estradas “não justificam a opção deste Governo de não investir na reparação da rede viária”.

“Se a Região recebeu mais fundos e se houve uma reprogramação de fundos comunitários que voltou a favorecer os Açores, esse dinheiro pôde ser investido noutras áreas. Isso deveria ter libertado verbas do Orçamento da Região para a manutenção de estradas. Mas o Governo Regional optou por desinvestir na reparação da rede viária regional”, sublinhou.

O deputado social-democrata acrescentou que o Governo Regional, além de ter beneficiado de um reforço de fundos europeus, “passou anos a cobrar ilegalmente aos açorianos impostos sobre os combustíveis”.

“Porque é que esses impostos cobrados a mais sobre os combustíveis não foram aplicados no melhoramento das estradas regionais?”, questionou.