Desemprego. Açores continuam a ser a Região com a taxa mais alta do país

O PSD/Açores sublinhou os dados do inquérito ao emprego, divulgado hoje pelo INE, que é relativo ao terceiro trimestre de 2019, “revelando, pelo segundo ano consecutivo, que os Açores registam uma taxa de desemprego superior à do país”.

Segundo o deputado António Vasco Viveiros, “enquanto no país, a taxa de desemprego é já inferior à que se registava antes da crise que se iniciou em 2008, nos Açores ela continua superior”.

“Por outro lado, a população ativa masculina mantém-se em valores inferiores aos que se registavam também antes dessa crise”, afirma o parlamentar, que falava à margem das audições dos membros do governo, no âmbito da proposta de Plano e Orçamento para 2020.

O social democrata reforça que, simultaneamente, “de entre as várias regiões do país, e pelo segundo trimestre consecutivo, os Açores são a região com a maior taxa de desemprego. Esse é um dado indesmentível”

“Acresce que, relativamente ao país, continuamos a ter, na proporção da população, cerca do dobro dos trabalhadores em programas ocupacionais. Outro dado que não permite discussão”, avança o deputado do PSD/Açores.

“Sendo certo que, relativamente ao trimestre anterior, se registou uma melhoria, que o PSD/Açores regista com moderada satisfação, pois nos últimos oito trimestres a taxa de desemprego oscilou sempre entre os 8% e os 9%”, António Vasco Viveiros diz que será necessário “aguardar pelos próximos dois ou três trimestres para concluir se estamos perante uma exceção, ou no início de uma melhoria consistente, isto depois de dois anos de estagnação”, concluiu.