JSD/Açores quer que o governo divulgue conclusões de estudo e estratégia sobre dependências na Região

A JSD/Açores  quer que o governo regional entregue as conclusões do estudo da caracterização dos comportamentos aditivos na Região ao Conselho de Juventude dos Açores, “isto depois daquele órgão ter dado parecer sobre uma estratégia apresentada sem se conhecer a sua fundamentação”, adiantam.

A secretária geral da estrutura, Eunice Pinheiro Sousa, que participou numa reunião daquele órgão consultivo do governo regional, lembra que, em repostas às suas perguntas numa reunião de março de 2019, o então secretário regional da Saúde, “informou que esse estudo estaria a decorrer, prevendo que as suas conclusões fossem conhecidas em junho deste ano”, explica.

Em março deste ano o Conselho de Juventude dos Açores emitiu parecer sobre a Estratégia de Prevenção e Combate às Dependências na Região Autónoma dos Açores “sem que as conclusões daquela investigação fossem apresentadas”, refere a dirigente da JSD/Açores, para quem a atitude “configurou uma forma estanha de se fazer uma estratégia, sem se conhecer o fenómeno que se combate”, afirma.

“Para além do Conselho de Juventude dos Açores, não deixa de ser relevante que possa ser amplamente divulgada a conclusão do estudo perante todas as instituições com interesse e intervenção na matéria”, diz a jovem social democrata.

Eunice Pinheiro Sousa acrescenta que “o mesmo também, deveria acontecer com a Estratégia de Prevenção e Combate das Dependências, de que ninguém tem paradeiro, mesmo já tendo sido apresentada, embora sem que o documento fosse conhecido”, conclui.