O presidente da Comissão Política de Ilha de São Miguel do PSD afirmou que o “falhanço” do Governo Regional na promoção turística dos Açores nos Estados Unidos conduziu ao cancelamento da operação da Delta Air Lines entre Nova Iorque e Ponta Delgada.
“A senhora Secretária Regional do Turismo, Marta Guerreiro, perdeu demasiado tempo a promover uma ‘cartilha para a sustentabilidade’ e esqueceu-se da promoção turística que se exigia. O falhanço da promoção turística por parte da Associação Turismo Açores (ATA) no passado, associado à transferência dessa mesma promoção por parte do Turismo de Portugal, teve esta sua primeira consequência”, Daniel Pavão.
O dirigente social-democrata salientou que o cancelamento da rota entre a Nova Iorque e Ponta Delgada, por parte da Delta Air Lines, “é um duro golpe para a economia da ilha de São Miguel e da Região no seu todo”.
“O cancelamento desta rota põe em causa os investimentos já efetuados e programados para os próximos anos, muitos deles aprovados ou em aprovação por parte das entidades competentes. O Governo tem de explicar como fica agora o concurso público/ajuste direto para a promoção dos Açores nos Estados Unidos”, disse.
Para Daniel Pavão, “exige-se uma assunção de responsabilidades imediatas por parte da Secretária Regional do Turismo, Marta Guerreiro, e do Presidente do Governo, Vasco Cordeiro”.
“Com este cancelamento perde a economia de São Miguel e toda a economia regional. O Turismo tem sido até aqui a boia de salvação deste Governo e, a partir de hoje, nem essa boia o governo tem”, concluiu.