Demografia. Iniciativa chumbada pelo PS impediu avançar no combate à perda de população

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, considerou hoje que “o chumbo de uma iniciativa do PSD no Parlamento, há cerca de um ano, fez com que o país e a Região perdessem tempo no combate ao flagelo da perda de população”, adiantou.

No início de um novo mandato, o social democrata recordou a proposta da constituição “de uma Comissão Parlamentar Eventual para análise e discussão de ideias, projetos e propostas para o combate ao declínio demográfico. Que foi chumbada pelo PS, como todos sabemos”, referiu.

“O nosso objetivo era, naturalmente, envolver os Açores no decurso dos trabalhos, iniciando-se o combate ao drama que é o despovoamento e o envelhecimento da nossa população”, explicou.

“Ou seja, estamos a perder tempo, da mesmo forma que perdemos jovens por falta de emprego nos Açores”, exemplificou.

A começar a nova legislatura, António Ventura espera que haja “uma articulação entre os dois governos, para que esse combate seja efetivo, pois o que vemos é o comprovativo de 23 anos de políticas do PS na Região, sem soluções para manter, ou fazer regressar, os mais jovens na sua terra”, refere o deputado.

“Essas políticas falharam. E falharam tendo Autonomia e dinheiro da Europa. Falharam sem ser por falta de decisão política própria ou fundos comunitários, mas sim por falta de medidas e de ações concretas para as nossas nove ilhas”, concluiu.