PSD/Açores apresenta iniciativa de requalificação do Polo de Pedro Miguel do Jardim Botânico do Faial

Os deputados do PSD/Açores eleitos pelo Faial entregaram na ALRAA um projeto de resolução, visando a requalificação do Polo de Pedro Miguel do Jardim Botânico do Faial, conforme referiu Carlos Ferreira, esta manhã, no local.

“A requalificação deste polo é urgente pois, no estado de degradação em que se encontra, e sem qualquer funcionário que permita a sua visitação a quem passa e pretenda entrar, este espaço não é apelativo e não está a servir os objetivos que, numa Região como a nossa, deve cumprir”, disse o social democrata.

O Polo de Pedro Miguel do Jardim Botânico do Faial foi criado em 1995, sendo um espaço com uma área de 60 mil m2 que, “para além dos objetivos ao nível da preservação da vegetação açoriana e da Macaronésia, pode, e deve, constituir-se como um instrumento de dinamização da educação ambiental e como um fator de desenvolvimento desta freguesia”, defendeu Carlos Ferreira.

“E é precisamente por isso que, na sequência de um trabalho conjunto com o Presidente Terra Carlos e o executivo da Junta de Freguesia de Pedro Miguel, que apresentamos esta iniciativa, com vista à sua recuperação e requalificação”, explicou o deputado.

Segundo a proposta social democrata, a requalificação deverá “contemplar a implementação de um centro de interpretação e monitorização ambiental, assim como a criação de um núcleo de atividades de lazer e turismo de natureza, a partir deste mesmo polo”.

“Isto incluindo a rentabilização da proximidade com os charcos de Pedro Miguel e das suas excelentes condições, para corresponder à crescente procura dos apaixonados pelo Bird Watching”, acrescentou Carlos Ferreira.

Para o deputado do PSD/Açores, a requalificação daquele espaço, “em Pedro Miguel e fora do centro urbano, é importante para valorizar o mundo rural e criar, ou dinamizar, um novo ponto de atração para os residentes, aberto também naturalmente a quem visita a ilha do Faial”, concluiu.