Skip to main content

O presidente da JSD/Açores lamentou que a Juventude Socialista ignore os problemas que afetam os estudantes açorianos fora da Região, ao não ter “nem uma palavra” sobre a proposta de criação de residências universitárias no continente.

“Qual não foi o nosso espanto quando assistimos à Juventude Socialista a atacar a JSD/Açores por uma crítica factual que fizemos à atual cabeça de lista do PS à Assembleia da República. Sobre a nossa proposta de criação de residências universitárias para estudantes açorianos no continente, nem uma palavra houve da parte da JS”, afirmou Flávio Soares, na sessão de encerramento da sexta edição da Universidade de Verão do PSD/Açores e da JSD/Açores, que decorreu na ilha do Faial.

O líder dos jovens social-democratas açorianos salientou que a Juventude Socialista “presta assim um mau serviço à juventude açoriana, ao ignorar os problemas que afetam os estudantes açorianos no continente”.

“Não nos revemos nesta forma de fazer política. A JSD/Açores continuará a fazer o seu trabalho a favor da juventude açoriana. Criticamos o que está mal, mas apresentamos soluções”, disse.

Flávio Soares reafirmou que a proposta da JSD/Açores de criação de residências universitárias para estudantes açorianos nas maiores cidades do continente visa apoiar os alunos face aos custos com alojamento, “que se tornaram proibitivos em cidades como Lisboa ou Porto”.

Segundo o presidente da JSD/Açores, “esta nossa proposta de criação de residências universitárias no continente é uma medida com grandes benefícios para os Açores a médio e longo prazo”.

“Esta proposta garante que nenhum jovem açoriano deixe seguir a sua carreira académica no continente por razões financeiras, alivia os encargos financeiros das famílias açorianas que têm filhos a estudar fora da Região e possibilita que os nossos jovens que tiraram cursos superiores no continente regressem aos Açores”, disse.

Flávio Soares deixou ainda uma “palavra de agradecimento e louvor pela vossa coragem de participar na nossa Universidade de Verão”, sublinhou, dirigindo-se aos 30 alunos que participaram no evento.

“Os jovens são e serão o motor de uma verdadeira mudança nos Açores. É uma mudança que conta com todos vós e que começa hoje aqui. Os Açores precisam dessa mudança e precisam de jovens como cada uma de vocês para criarmos uma Região melhor”, afirmou o presidente da JSD/Açores.