Mário Rui Pinho é mandatário pelo Faial às legislativas nacionais

O coordenador do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores e presidente do Instituto do Mar (IMAR), Mário Rui Pinho, é o mandatário do PSD/Açores pela ilha do Faial às eleições legislativas nacionais de 6 de outubro.

Mário Rui Pinho é doutorado em Ciências do Mar, especializado em dinâmica de populações de recursos vivos marinhos.

Nos últimos 20 anos, tem integrado vários comités internacionais na área da avaliação e gestão de recursos pesqueiros e mais recentemente da exploração do mar.

Coordenador e parceiro de vários projetos regionais, nacionais e internacionais cobrindo áreas de estudo da Ecologia/Biologia Pesqueira e modelação dos efeitos antropogénicos para apoio à gestão, é autor ou co-autor de inúmeros trabalhos publicados em revistas científicas da especialidade. Atualmente é coordenador do DOP e presidente do IMAR.

“A minha participação neste desafio como mandatário, para além de um dever de cidadania que abraço com muito gosto pelo apreço que tenho pela candidata Ilídia Quadrado, a quem reconheço inegáveis qualidades humanas e profissionais, traduz o contributo que entendo ser necessário para que os Açores sejam devidamente representados e defendidos na Assembleia da República, em todas as áreas, mas de forma especial numa questão que definirá o futuro da Região nas próximas décadas: a gestão do mar”, declarou Mário Rui Pinho.

Para o especialista em recursos marítimos, “o alargamento da plataforma continental e a evolução do conceito de gestão do espaço marítimo entre a Região e a República serão matérias decisivas para o futuro dos Açores e de todos os açorianos”.

Ilídia Fialho Quadrado, que figura em terceiro lugar na lista de candidatos do PSD/Açores à Assembleia da República, afirmou que “é uma honra contar com o apoio de uma personalidade de reconhecidos méritos na área das ciências do mar” e que o mandatário “representa precisamente a importância que o partido atribui à gestão do mar, que será uma matéria central na próxima legislatura”.

A candidata faialense considerou que “o conhecimento e a experiência de Mário Rui Pinho serão um contributo muito relevante, com o qual contaremos permanentemente, para a defesa do interesse dos Açores na Assembleia da República, em matéria de gestão do espaço marítimo e dos seus recursos”.