Berta Cabral integra Representação Parlamentar em visita à Nova Zelândia e a Timor

A deputada do PSD/Açores na Assembleia da República, Berta Cabral, vai integrar a representação parlamentar portuguesa que se desloca à Nova Zelândia e Timor.

ia e Timor.Será uma visita protocolar em que o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, vai representar Marcelo Rebelo de Sousa nos 20 anos do referendo da independência de Timor-Leste.

A delegação lusa estará na Nova Zelândia entre os dias 23 e 28 deste mês, em visita oficial, a convite do presidente da Câmara dos Representantes, Trevor Mallard.

Entre 29 de agosto e 1 de setembro, o grupo de que Berta Cabral faz parte desloca-se então a Timor-Leste, para participar nas comemorações dos 20 anos do referendo e da Missão InterFET, como referido em representação do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.

O referendo sobre a independência de Timor-Leste realizou-se a 30 de agosto de 1999, depois de longas negociações entre Portugal e a Indonésia, que a 5 de Maio de 1999 assinaram, pela mão dos respectivos chefes da diplomacia, Jaime Gama e Ali Alatas, e sob o patrocínio das Nações Unidas, o acordo que marcava a consulta popular naquele território. Do mesmo, resultou uma larga maioria (78,5%) a favor da independência do território em vez de se tornar uma província autónoma da Indonésia, o que motivou a bem conhecida onda de perseguições e violência.