SATA. Aumento dos prejuízos “desmente fantasias” de Vasco Cordeiro

O PSD/Açores considerou que o prejuízo de 21 milhões de euros da SATA no primeiro trimestre de 2019 “desmente as fantasias” do Presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, que afirmara recentemente que a situação financeira da companhia aérea registava melhorias nos primeiros três meses deste ano.

“Há pouco mais de um mês, o senhor Presidente do Governo jurava que a SATA estava no bom caminho e que havia melhorias no primeiro trimestre de 2019. A realidade desmentiu agora essas fantasias de Vasco Cordeiro”, afirmou o deputado António Vasco Viveiros.

O parlamentar social-democrata falava após a divulgação das contas do primeiro trimestre de 2019 das empresas do Grupo SATA, que revelam que a SATA Internacional registou um prejuízo de quase 17 milhões de euros, enquanto que a SATA Air Açores teve resultados negativos de cerca de quatro milhões.

“Estes prejuízos são perturbadores e mostram que as contas da SATA estão absolutamente desgovernadas. O objetivo de reduzir os prejuízos para metade em 2019 está seriamente comprometido, bem como a sobrevivência da companhia aérea”, disse.

António Vasco Viveiros acrescentou que os prejuízos “aumentaram significativamente” nos primeiros três meses de 2019 relativamente ao mesmo período do ano passado, passando de 14,5 milhões de euros para quase 21 milhões.

“No caso concreto da SATA Air Açores, o prejuízo do primeiro trimestre de 2019 é quase seis vezes maior em relação a 2018”, sublinhou.

Segundo o deputado do PSD/Açores, “Vasco Cordeiro e o Partido Socialista são os únicos responsáveis por este descalabro da SATA, pois ignoraram durante anos os avisos e propostas dos trabalhadores, partidos da oposição e sociedade civil”.