Obras paradas há três meses na Escola Básica Integrada de Capelas

A deputada do PSD/Açores Maria João Carreiro pediu explicações ao Governo Regional sobre o facto das obras de requalificação da Escola Básica Integrada de Capelas estarem paradas há três meses.

Em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores, a deputada social-democrata questionou o Secretário Regional da Educação sobre as implicações que a paragem das obras terá para os estudantes no próximo ano letivo, “dado que os alunos não usufruirão das novas salas em setembro, tal como inicialmente previsto”.

Maria João Carreiro lembrou que a comunidade educativa das Capelas “aguarda por uma nova escola desde 2007” e que a melhoria das condições do estabelecimento de ensino “corresponde à necessidade real de uma infraestrutura escolar com espaços renovados e equipamentos adequados às práticas pedagógicas que se exigem nas escolas de hoje”.

A parlamentar do PSD/Açores recordou que, em outubro de 2018, aquando de uma reunião com os intervenientes da obra na Escola Básica Integrada de Capelas, “o Diretor Regional da Educação afirmou que as obras de requalificação em curso estavam a decorrer com normalidade e dentro do tempo inicialmente previsto”.

“A obra, que decorria dentro da normalidade, está parada há cerca de três meses, o que certamente terá implicações a vários níveis”, sublinhou.

A deputada social-democrata pretende, por isso, que o Governo Regional explique para “quando se prevê o recomeço da obra” e “qual o impacto dessa alteração na execução da obra do ponto de vista da sua conclusão”.

Maria João Carreiro questionou também que, “sendo uma das causas apontadas para a paragem da obra a alteração do projeto de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado), por que razão foi necessário proceder a essa alteração” e quais os respetivos custos.