TSD/Açores congratulam-se com eleição do presidente do Conselho Económico e Social
Publicado em 07 de Junho, 2019

Os TSD/Açores congratularam-se com a eleição do presidente do Conselho Económico e Social da Região, apelando a que, “com toda a brevidade”, se proceda à instalação e consequente funcionamento daquele órgão.

“Apesar de uma longa espera de um ano sobre a aprovação da legislação que criou o novo órgão da concertação social nos Açores, os TSD/Açores congratulam-se com a eleição do presidente do Conselho Económico e Social da Região Autónoma dos Açores. E cumprida esta etapa esperam que com toda a brevidade se proceda à sua instalação e consequente funcionamento”, afirmou o secretariado regional da organização autónoma social-democrata, presidido por Joaquim Machado.

Segundo o mesmo comunicado, a nova configuração do Conselho Económico e Social “corresponde a uma antiga aspiração dos TSD/Açores que, há mais de uma década, reivindicam a desgovernamentalização do extinto Conselho Regional de Concertação Estratégica”.

“Só a teimosia de uma maioria parlamentar musculada do PS impediu que os Açores pudessem dispor de um órgão para a concertação económica e social tripartido, liberto da tutela governamental e, obviamente, partidária. Por diversas vezes o grupo parlamentar do PSD/Açores apresentou propostas que estipulavam uma nova composição daquele organismo, mas essas iniciativas esbarraram sempre na maioria socialista”, recordaram.

Os TSD/Açores salientaram que “os representantes dos trabalhadores, empregadores e Governo têm a oportunidade de debater de forma mais livre e consequente as políticas de natureza económica e social, pese embora o carater consultivo do Conselho Económico e Social”.

“Por último, os TSD/Açores expressam o seu voto de confiança no Dr. Gualter Furtado para o desempenho da missão que lhe foi confiada pela nossa Assembleia Legislativa”, concluíram os social-democratas.