Berta Cabral quer compromissos da República para o Regimento de Guarnição nº2
Publicado em 07 de Junho, 2019

A deputada do PSD/Açores na Assembleia da República, Berta Cabral, quer que o Governo “assuma compromissos claros” face ao atual estado de degradação das instalações do Regimento de Guarnição nº 2 (RG2)”, na freguesia dos Arrifes, concelho de Ponta Delgada, bem como “à falta de modernização das suas comunicações e meios operacionais e a uma eventual transferência para o Campo Militar de São Gonçalo”.

A social democrata questionou o Ministro da Defesa sobre as instalações do RG2, considerando que aquele será “talvez o pior quartel do país, dada a sua degradação”, mas realçando “o esforço que tem sido feito, com a prata da casa e o reduzido orçamento anual disponível, pelos responsáveis daquela estrutura, para fazer as obras possíveis, mantendo alguma dignidade da mesma”.

A deputada quis saber se uma eventual transferência de instalações para São Gonçalo “vai significar alguma redução de efetivos”, uma vez que “essa transferência tem de ser uma mais valia e nunca uma perda na capacidade de intervenção, sobretudo no que diz respeito à unidade de apoio à proteção civil, uma vez que os Açores são uma região sísmica e exposta a diversos fenómenos climáticos e catástrofes naturais”, avançou.

Em resposta à social-democrata açoriana, João Gomes Cravinho assegurou que não haverá redução de efetivos ou de capacidade de apoio à proteção civil. Berta Cabral quer que o Governo “assuma esse compromisso, dada a importância que aquela estrutura tem para a Região”, concluiu.