Skip to main content

O PSD/Açores considerou que o Governo Regional tem demonstrado “uma clara falta de preparação face aos novos desafios do setor turístico”, nomeadamente no tocante “ao crescimento verificado na sequência da liberalização do espaço aéreo, que ocorreu em 2015”, uma vez que “nem contemplou, nos sucessivos planos anuais de investimento, verbas convenientes para a qualificação da oferta turística da Região”.

O recente anúncio da aprovação do licenciamento para a construção de um Hotel de 240 quartos (580 camas) junto à Praia do Degredo, no concelho de Vila Franca do Campo, “tem suscitado dúvidas junto de algumas ONGs de Ambiente, colocando em causa a sua compatibilidade com a proposta do próprio Governo Regional de revisão do POTRAA, que esteve até recentemente em discussão pública”, lembram as deputados Sabrina Furtado, Catarina Chamacame Furtado e o deputado António Pedroso.

Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, querem saber “qual a área do terreno onde será localizado daquele empreendimento turístico e qual a sua área de implantação”, pedindo igualmente esclarecimentos sobre as incidências ambientais do projeto.

Da mesma forma, aqueles deputados questionam a tutela sobre “o que levou a senhora Secretária Regional da Energia, Ambiente a, após autorizar o projeto, vir considerar que aquele será o último grande hotel a construir nos Açores?”.

Para Sabrina Furtado, Catarina Chamacame Furtado e António Pedroso “esta é uma situação que compromete a visão e a estratégia do Governo, já que aponta uma via, mas parece seguir outra. E vem claramente demonstrar a ausência de uma estratégia consistente e consolidada da tutela para o desenvolvimento do setor”, referem.

E recordam que Marta Guerreiro “deve, certamente, subscrever o que diz o Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA), publicado em 2016”, concretamente quando defende para a Região que “a tipologia do alojamento a oferecer deverá estar integrada na oferta do turismo de natureza, sendo que as opções de alojamento mais adequadas para o turismo dos Açores, são aquelas com um nível de autenticidade superior e muito ligadas às caraterísticas do território”.

“Assim, considera o Governo Regional que a construção de grandes hotéis constitui a tipologia de alojamento a privilegiar?”, perguntam os parlamentares do PSD.

“O PEMTA indica que as políticas de turismo na Região devem sustentar-se na riqueza dos recursos naturais, sendo uma prioridade proteger e preservar o nosso património natural e cultural, criando as condições para que a qualidade de vida das nossas comunidades não seja comprometida no presente e no futuro”, recordam.

Para Sabrina Furtado, Catarina Chamacame Furtado e António Pedroso, “o que faz o governo, face ao que foi publicado em 2016, é claramente o reconhecimento das suas faltas de preparação, de estratégia e de visão para preparar a Região face ao que mudou do setor do turismo”, concluem.