Esclarecimento da Comissão Política Regional do PSD/Açores

Na sequência das acusações feitas pelo Presidente do Governo Regional, a Comissão Política Regional do PSD/Açores vem esclarecer o seguinte:

A desonestidade política de Vasco Cordeiro não tem limites sempre que comenta afirmações do presidente do PSD/Açores.

Vasco Cordeiro desculpa-se com a SATA para justificar o descalabro das contas públicas, mas esquece-se de dizer que é o principal responsável pela grave situação em que a companhia aérea regional se encontra.

O facto de o défice público da Região ter mais que duplicado em 2018, atingindo cerca de 3% do PIB, resulta da destruição da SATA levada a cabo pelo Presidente do Governo Regional.

Se não fosse a incompetência de Vasco Cordeiro, que fez a SATA perder 200 milhões de euros em dez anos, a companhia aérea regional não estaria na grave situação em que se encontra.

Os açorianos já estão a pagar a fatura da incompetência de Vasco Cordeiro, ao serem obrigados a injetar dezenas de milhões de euros dos seus impostos para tapar o buraco que a governação socialista criou na SATA.

Quanto aos números provisórios sobre a evolução da economia, Vasco Cordeiro só mostra que desconhece os dados estatísticos, pois cai no ridículo de atirar foguetes pelo facto dos Açores continuarem a ter um Produto Interno Bruto (PIB) de apenas 70% do PIB médio da União Europeia.

É absurdo que Vasco Cordeiro fique eufórico com tão pouco e aplauda a incapacidade do seu Governo, pois foi ele próprio que fixou como objetivo, para o atual quadro comunitário, atingir um PIB per capita de 80 a 85% da média europeia em 2020.

Ao ritmo socialista, os Açores precisariam de 50 anos para atingir a média europeia.

Escusa Vasco Cordeiro de fazer ataques pessoais ao presidente do PSD/Açores para disfarçar os falhanços da sua governação.

A realidade comprova que esta governação do Partido Socialista já não tem ambição para os Açores, contentando-se com muito pouco.

Os açorianos merecem mais e melhor.