Skip to main content

Os vereadores do PSD na Câmara Municipal de São Roque do Pico esperam que o termo “imediato”, utilizado pela Secretária dos Transportes e Obras Públicas, “sobre o avanço da construção do Terminal de Passageiros, seja efetivamente para ser cumprido. Esperamos que imediato signifique isso mesmo”, disseram Francisco Bettencourt e Luís Ermida.

Numa nota enviada à comunicação social, os autarcas registam o comprometimento manifestado por aquela governante “em avançar com a construção do Terminal de Passageiros de São Roque do Pico, uma obra que sempre considerámos essencial para o desenvolvimento da ilha do Pico em geral, e do nosso concelho em particular”, referem.

“Registamos igualmente o facto de a obra contemplar o atual porto comercial, abandonando a opção da baía de São Roque do Pico, uma solução que, ao contrário do presidente de câmara, sempre considerámos não ser viável, exatamente pelas razões que a senhora secretária veio agora referir”, lembram.

“Infelizmente, perdeu-se demasiado tempo para chegar às conclusões que eram óbvias desde o início, penalizando o desenvolvimento de São Roque do Pico”, consideram Francisco Bettencourt e Luís Ermida, para quem a anterior opção “mostrava uma necessidade clara de criar infraestruturas terrestres que iriam aumentar significativamente os custos da obra”, reforçam.

Apesar da solução encontrada “não ser exatamente a que preconizávamos para aquele espaço, registamos o comprometimento de que o estudo do ordenamento do cais deve avaliar todas as potencialidades do porto, nomeadamente a possibilidade de desenvolvimento de um núcleo de recreio náutico”, acrescentam os vereadores do PSD.

“Como sempre afirmámos, esta infraestrutura é essencial para a implementação de empresas náuticas no concelho e, dessa forma, para potenciar o emprego e o alojamento local”, asseguram.

Sobre a calendarização da obra, Francisco Bettencourt e Luís Ermida esperam “que seja mesmo lançado o procedimento necessário para a sua empreitada de construção até ao final do ano. E que a expressão utilizada “imediato” signifique, desta vez, isso mesmo”, concluem.