Gasolina 95 – Opinião de João Bruto da Costa

Nos Açores, no dia 9 de janeiro de 2019, a gasolina 95 estava com preço fixado em 1,43€ por litro. No mesmo dia, a direção geral de energia e geologia divulgava que o preço médio da gasolina 95 no continente era de 1.411€ por litro, numa média calculada em 2306 postos de venda.

Isto é, a média do continente para a gasolina 95 era, em 9 de janeiro de 2019, 2 cêntimos mais barata do que nos Açores.

Na região, onde está estipulado que este combustível deve ser 10% mais barato do que no continente, estamos a pagar pela gasolina 95 mais 16 cêntimos do que devíamos.

Os impostos sobre os combustíveis são um maná para governos que se movem apenas pelo critério das suas disponibilidades para sustentar uma máquina e um regime que gere mal os seus recursos.

Os regimes socialistas vivem de cargas fiscais elevadas para contentar o seu calendário eleitoral e clientelas políticas.

De pouco importa a um socialista no poder se o excesso de impostos invalida a criação de riqueza, pois o desenvolvimento económico de uma sociedade reduz a dependência do poder.