Skip to main content

O parlamento açoriano aprovou, por unanimidade, um projeto de resolução do PSD/Açores que recomenda ao governo regional a realização de investimentos que melhorem o abastecimento de água no concelho da Madalena, na ilha do Pico.

A iniciativa dos social-democratas, apresentada em plenário pelo deputado Marco Costa, propõe ao governo regional a construção ou a instalação de infraestruturas para armazenamento de água e a execução de uma eficaz rede de distribuição para fazer face à falta de água destinada à agricultura.

Atualmente, os agricultores do concelho da Madalena são obrigados a recorrer às mesmas fontes de abastecimento que servem a população em geral, o que tem causado constrangimentos vários.

“No Pico e particularmente no concelho da Madalena, detetam-se fragilidades nas reservas de água, com a sobre-exploração das nascentes subterrâneas, levando a que os níveis de salinidade estejam acima do que a legislação permite”, lembrou.

Marco Costa explicou que, devido à ausência de investimentos do governo regional nesta área, “está-se a saturar as reservas de água que, além de serem utilizadas no abastecimento doméstico, estão também a servir a agricultura porque não existe outra alternativa”.

No projeto de resolução, o PSD/Açores recomenda ao executivo a construção ou instalação de equipamentos e de infraestruturas para armazenamento de água, nomeadamente através da instalação de reservatórios ou impermeabilização de ocorrências orográficas naturais na Serra das Velhas.

A proposta dos social-democratas, que recebeu voto favorável de todos os partidos, recomenda ainda a execução de condutas para transporte, e respetivos postos de abastecimento, que assegurem a distribuição, nas encostas oeste e norte do Pico, numa extensão aproximada de seis quilómetros, possibilitando a distribuição de água pelas seis freguesias do concelho da Madalena”.