Prestar contas – Opinião de Sofia Ribeiro

Estamos a aproximar-nos rapidamente do final deste mandato no Parlamento Europeu, que termina a 1 de Julho próximo, numa legislatura de 5 anos. Tendo assumido o compromisso de proximidade com os meus concidadãos, há que começar a fazer um balanço final da actividade, em jeito de prestação de contas.

Numa época em que os cidadãos estão genericamente a perder a confiança nos políticos e Partidos políticos tradicionais, a informação sobre o trabalho desenvolvido torna-se ainda mais premente, não somente por questões de credibilidade política, mas também de respeitabilidade pessoal, ponto de honra quando se assume uma função com espírito de missão, em prol do interesse comum.

Considero que a melhor forma de se comunicar os resultados do trabalho é a que se processa de forma constante, no decorrer de um mandato. Por esta mesma razão, privilegiei o contacto directo com os concidadãos e as suas estruturas sociais e sectoriais, através de múltiplas e frequentes reuniões locais, que decorreram em todas as ilhas, tendo sempre correspondido a todos os pedidos de reunião que me foram solicitados em todos os Açores.

Também participei em diversas reuniões que decorreram no restante território nacional ou em eventos internacionais mais pontuais, enquadrados nas minhas responsabilidades como Deputada eleita a nível nacional. Nesta lógica constante de prestação de contas, também emiti inúmeros comunicados e divulguei a acção através dos canais de comunicação em rede, tendo inclusivamente contribuído com crónicas quinzenais nos jornais locais.

Convém, ainda, não esquecer que a actividade parlamentar europeia é a mais escrutinada de todas, estando disponível no site do Parlamento Europeu, sem qualquer interferência por parte do Deputado, todas as dinâmicas de trabalho formal, de que constituem exemplos vídeos das intervenções efectuadas, relatórios aprovados e estatísticas genéricas do trabalho realizado.

Mas, como referi de início, há que fazer súmulas. Já o tendo feito a meio do mandato, em que publiquei em dois jornais de maior tiragem em São Miguel e na Terceira um suplemento com a inscrição dos trabalhos desenvolvidos nas mais diversas áreas, há agora que sistematizar o meu desempenho.

Sendo necessário fazê-lo de forma sintética, para poder colher um amplo interesse e atenção dos concidadãos, a partir desta semana lanço uma série alargada de publicações nas redes sociais com a descrição do trabalho desenvolvido e dos resultados obtidos, desde a legislação aprovada, às reuniões sectoriais, às dinâmicas em escolas e junto de jovens, as iniciativas de divulgação da nossa Região e a defesa das RUPs, de entre outras, e em que utilizo a hashtag #conseguimosnaUE, para que possa facilmente identificar toda a produção efectuada.

Sem prejuízo de, mais para o final do mandato, vir a fazer uma divulgação noutro formato que não o digital, optei nesta fase por pequenos clipes massivamente acessíveis, ultrapassando constrangimentos de comunicação face à nossa dispersão geográfica. Apesar de ainda faltarem 7 meses até ao final do mandato, há que começar já, face ao elevado número de iniciativas globais a divulgar. Peço-lhe a sua colaboração e participação democrática, na divulgação do trabalho realizado, partilhando essa informação.

Numa época marcada pela descrença, é essencial uma participação democrática informada.