Skip to main content

Os deputados do PSD/Açores na Assembleia da República, Berta Cabral e António Ventura, anunciaram um conjunto de propostas de alteração “efetivas, visando a melhoria das condições de vida dos açorianos, e salvaguardando os princípios orientadores da Autonomia” que o seu grupo parlamentar produziu, tendo em vista o Orçamento do Estado para 2019 (OE2019), “o último desta legislatura”.

Uma das propostas, já avançada pelo líder regional do partido, Alexandre Gaudêncio, pretende evitar o aumento da taxa máxima do imposto sobre os combustíveis na Região, uma alteração que, segundo os social-democratas, “está a ser feita nas costas dos açorianos”.

Segundo explicam, a atual taxa máxima de imposto sobre a gasolina e gasóleo nos Açores “é de 65 cêntimos por litro, e o OE2019 aumenta o teto máximo do imposto para 75 cêntimos por litro, o que queremos evitar”, adiantam Berta Cabral e António Ventura.

Os social-democratas defendem “a obrigação de revisão do subsídio de mobilidade para as regiões autónomas, terminando com as atuais injustiças” e, do mesmo modo, “criar condições para a regularização imediata do pagamento – pelo Serviço Nacional de Saúde – dos encargos e das dívidas do subsistema de saúde que vigora nos Açores”, adiantam.

Em matéria de Habitação, “propomos que as entidades públicas regionais com competências no setor beneficiem, nas empreitadas de cons­trução, da mesma taxa reduzida de IVA que abrange a atividade do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana”.

Ao nível das infraestruturas do Estado na Região, as propostas do PSD para o OE2019 englobam “uma dotação de 2 milhões de euros para a construção do novo Estabelecimento Prisional de São Miguel, um drama que se arrasta há anos e que este governo do PS foi incapaz de resolver”, assim como “750 mil euros para a requalificação da Cadeia de Apoio da Horta e 500 mil euros para a construção do Centro Tutelar Educativo dos Açores, uma estrutura que está prevista na Rede Nacional de Centros Educativos”, explicam.

“Também propomos a resolução do processo pendente da Esquadra da PSP na Ribeira Grande, através da reabilitação de um edifício já cedido Câmara Municipal. Uma iniciativa, recorde-se, avançada pelo governo do PSD, em 2015, mas que o atual executivo travou”, consideram.

Nas propostas social-democratas para o OE2019 tem igualmente lugar para “as obrigações do Governo da República na revitalização económica e nos auxílios à Ilha Terceira, visando o total cumprimento do PREIT, no âmbito da intervenção necessária para mitigar a redução do efetivo militar norte americano na Base das Lajes”, dizem Berta Cabral e António Ventura.

Em termos de acessibilidades, os social-democratas querem assegurar a ampliação e a melhoria das con­dições de operacionalidade do Aeroporto da Horta, “nomeadamente ao nível da ampliação da sua pista para 2050 metros e para o cumprimento das regras de segurança exigidas pelas normas internacionais”, concluem.