O presidente da JSD/Açores, Flávio Soares, afirmou no 23º Congresso do PSD/Açores que “o atual governo do PS é o pior governo regional de sempre. Temos de ter a consciência e não ter medo de o dizer”, avançou.
O líder da organização de juventude social-democrata indicou “vários exemplos dessa realidade”, referindo-se “à desordem no serviço regional de saúde, nos transportes, no processo de alienação de parte da Azores Airlines, estagnado ou escondido, no surgimento todos os dias de casos de falta de respeito pelos açorianos que elegeram este governo, ou a forma como a juventude é tratada com estágios e mais estágios”, sublinhou.
Para Flávio Soares, “os Açores precisam da energia e da capacidade de um partido como o PSD. Forte, com vontade, que não tenha medo de dizer aquilo que pensa, mas ao mesmo tempo responsável e capaz de apresentar as melhores soluções”.
“São muitos os constrangimentos para a juventude açoriana”, alerta o jovem social-democrata, defendendo que “é preciso solucionar os elevados índices de pobreza, a elevada taxa de desemprego jovem, o abandono escolar precoce e tantos outros problemas que este Governo Regional tenta esconder e empurrar com a barriga para a frente” afirmou, durante os trabalhos do congresso do PSD/Açores.
Flávio Soares disse ainda que a JSD/Açores “continua a crescer”, dando o exemplo da reativação de várias estruturas e “a onda de apoio que se sente na rua, a apoiar as posições que as estruturais regionais e locais têm tomado, em defesa da juventude açoriana”.
Entretanto, a proposta temática “Juventude em Perspectiva”, apresentada pela JSD/Açores no 23º Congresso do PSD/Açores, foi aprovada por unanimidade pelos mais de 200 congressistas presentes.
Um documento que, segundo afirmou Flávio Soares, é um “pacote juventude”, porquanto defende “o aumento da fiscalização dos programas de estágios profissionais regionais, a regressão de todas as modificações ao programa regional ESTAGIAR U e a diminuição dos prazos de pagamento das compensações pecuniárias do ESTAGIAR”, apresentando ainda “programas de apoio à reabilitação urbana para arrendamento jovem, alterações ao funcionamento do conselho de juventude dos Açores ou a aposta definitiva na Saúde Escolar”.
Na reunião magna que empossou Alexandre Gaudêncio como novo líder do PSD/Açores, foram eleitos três militantes da JSD para os órgãos regionais do partido: Leonor Batista, presidente da CPI de Santa Maria e Vereadora da Câmara Municipal de Vila do Porto assume funções na Comissão Política Regional; Joel Cardoso, presidente da CPI da Terceira e Manuel Pinheiro, Presidente da CPC de Vila Franca do Campo, assumem funções como conselheiros regionais.