Faltam oportunidades para atrair os jovens licenciados

A vice-presidente da JSD/Açores, Vitória Silva, afirmou que “há falta de oportunidades e de ofertas atrativas para os jovens recém-licenciados regressarem ao arquipélago, depois de saírem da Região ou da sua ilha de nascença, para frequentar cursos de ensino superior ou técnico”.

A dirigente regional da JSD/Açores participava num debate promovido pela Associação de Jovens Açorianos Unidos pelos Açores (JAUPA), que juntou representantes das diferentes juventudes partidárias na ilha Terceira.

Para Vitória Silva, “a taxa de desemprego jovem nos Açores encontra-se camuflada pelos programas ocupacionais”, o que, para a JSD/Açores, não permite perspetivas de “estabilidade profissional”, não servindo assim “como incentivo a um regresso às origens dos jovens que saíram da Região”, refere.

“Face a este problema, o PSD/Açores apresentou, e foi discutido na Assembleia Regional ainda este ano, o programa Gerações, que conseguiria aumentar a empregabilidade jovem”, adianta, frisando que “o projeto acabou chumbado no parlamento regional, com os votos contra da maioria socialista e do PCP”.

A vice-presidente da JSD/Açores chamou à atenção para “o grande desafio dos nossos jovens, ao terminarem a sua formação académica, quando se questionam se devem ou não voltar à Região”.

“Essa é, aliás, a sua principal preocupação quando iniciam a sua licenciatura, pelo que temos de enfrentar com determinação este problema do abandono de jovens licenciados”, concluiu.