Skip to main content

O PSD/Faial fez um balanço da 43ª edição da Semana do Mar, apresentando um conjunto de propostas para “tornar ainda maior e melhor” aquela festividade, afinal “o principal evento social, cultural e económico da ilha, que todos queremos cada vez mais apelativo para residentes e visitantes”, afirmou o presidente da comissão política de ilha (CPI) dos social-democratas.

Estevão Gomes falava numa conferência de imprensa conjunta da CPI social-democrata com os deputados regionais faialenses do partido, os vereadores e a bancada municipal do PSD na Câmara da Horta, frisando que muitas das sugestões “fizeram parte do manifesto da Coligação Acreditar no Faial, nas últimas autárquicas, e muitas delas estão refletidas nas conclusões das tertúlias sobre a Semana do Mar promovidas em 2014 pela sociedade civil”.

“São soluções há muito reclamadas, debatidas e ambicionadas pelos Faialenses, pelo que não entendemos a renitência e a teimosia da Câmara Municipal da Horta em não as experimentar”, frisou o dirigente do PSD.

Uma das preocupações vigentes prende-se com a transparência, pelo que os social-democratas exigem “que todos os faialenses conheçam, com rigor, as contas da Semana do Mar. Devido ao papel da Coligação Acreditar no Faial no município, já se deram alguns passos para reforçar essa transparência, mas é preciso ir mais longe”, disse.

Uma proposta direta tem a ver com a Comissão Organizadora do certame, que o PSD quer que “seja presidida por um cidadão convidado, pois acreditamos que isso trataria potencialmente mais inovação e dinamismo à organização”, sublinhou Estevão Gomes.

“Também na nossa perspetiva a inovação é essencial, pois não pode haver modelos estanques e inalteráveis. E se não for assumido com frontalidade o desafio urgente de mudar o atual, corremos o risco de esgotar definitivamente o modelo atual da Semana do Mar e inclusivamente torná-lo repulsivo”, acrescentou.

Intocável será sempre “o papel do Clube Naval da Horta, que organiza de forma exemplar o maior festival náutico do país, que pode e deve ser alargado à população local, aumentando a sua visibilidade”, assim como consagrada está “a preocupação ambiental, cada vez mais presente no evento”, considerou.

Outra preocupação tem a ver com o espaço onde atualmente decorre a festa, “que precisa de ser repensado e reorganizado. O Largo do Infante é, atualmente, um caos, e é preciso erradicar o afunilamento na zona dos restaurantes, passando o palco principal para a Marina e revitalizando a feira gastronómica”, avançou Estevão Gomes.

Sobre a Expomar, entende o PSD “que deve evoluir e dar origem a um novo evento ligado ao mar”, pelo que a sugestão é “organizar uma Feira Internacional do Mar dos Açores, com conferências e workshops que divulguem o conhecimento científico aqui produzido e com oportunidades de negócio nas diversas áreas da economia do mar. A essa iniciativa, juntar-se ia a Feira Gastronómica de peixes e mariscos”, referiu o responsável pelo PSD faialense.

Das propostas social-democratas, há ainda a destacar o reforço da internacionalização da Semana do Mar, orientando a festa também para a Diáspora, numa visão geral onde “é urgente a dignificação geral dos festejos, criando-se novas estruturas designadamente para o funcionamento das barraquinhas, que lhes garantam mais higiene e funcionalidade”, concluíram os social-democratas locais.