A máquina de fabrico de gelo do porto de pescas de Rabo de Peixe está inativa há mais de um ano, sem que o Governo e a Lotaçor, empresa pública, tenham reparado este “equipamento fundamental para a atividade piscatória”.
A denúncia consta de um requerimento do PSD/Açores, subscrito por Jaime Vieira, deputado do PSD/Açores, que quer saber por que motivo a máquina de fabrico de gelo para as embarcações e comerciantes locais não está a funcionar, uma situação que “está a criar constrangimentos a pescadores e armadores”.
“Desconhecem-se os motivos que o Governo regional e a Lotaçor alegam para explicar a demora na reparação da máquina de fabrico de gelo, um equipamento que é essencial para a atividade piscatória e para o bom desempenho da pesca em Rabo de Peixe”, argumenta o deputado.
Jaime Vieira adianta que entre esses constrangimentos está a necessidade de uma viatura da Lotaçor, empresa que detém a lota no porto de Rabo de Peixe e que assegura a manutenção e o funcionamento da máquina de gelo, fazer o transporte de gelo entre Ponta Delgada e Rabo de Peixe várias vezes ao dia.
“Esta situação atrasa o fornecimento de gelo, além de aumentar os custos de uma empresa que enfrenta grandes dificuldades financeiras”, sublinha.
O deputado lembra que o porto de pescas de Rabo de Peixe, onde está instalada uma comunidade com mais de 1000 pescadores, é um dos maiores portos de pesca da Região, servindo uma centena de embarcações, razão pela qual, frisa, “é imperativo que todos os equipamentos instalados estejam a funcionar”.
“A demora na recuperação da máquina de gelo revela uma certa negligência por parte da Lotaçor, que estando a par do problema não o resolveu, e prova a demissão do Governo regional do seu dever de assegurar o funcionamento dos equipamentos de apoio à atividade da pesca”, salienta Jaime Vieira.
No requerimento entregue hoje no parlamento açoriano, o deputado pede ainda ao executivo regional que clarifique se está disponível para “substituir a máquina existente por uma outra localizada junto das embarcações”, como acontece na Praia da Vitória, por exemplo, “de modo a facilitar o carregamento das mesmas”.
“Os pescadores de Rabo de Peixe, tal como todos os pescadores e profissionais deste setor em todas as ilhas dos Açores, merecem uma reposta mais eficaz por parte de quem tem a obrigação de manter em funcionamento os equipamentos necessários para a atividade da pesca”, conclui o deputado do PSD/Açores.

