Comunicado: Comissão de Inquérito à Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados

Na sequência das notícias vindas a público sobre o funcionamento da Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados, o Grupo Parlamentar do PSD/Açores vem manifestar o seguinte:

  • Envelhecer com dignidade e segurança é um direito fundamental de qualquer cidadão. Sempre que este direito seja posto em causa as entidades públicas devem agir de imediato. Quaisquer denúncias acerca dos cuidados prestados aos idosos têm de merecer atenção redobrada da parte de todos os responsáveis políticos, sejam membros do Governo Regional ou Deputados.
  • O alarme social causado nos Açores pelas recentes notícias justifica uma atuação firme e imediata, sob pena de ser posta em causa a confiança que os açorianos devem ter nas instituições que prestam cuidados aos idosos e nas entidades públicas que as fiscalizam.
  • Nesse sentido, o Grupo Parlamentar do PSD/Açores vai exercer o seu direito potestativo de criar uma Comissão de Inquérito ao funcionamento da Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados. Para além de apurar responsabilidades políticas, pretende-se também avaliar a qualidade dos cuidados prestados aos idosos em toda a Região. É essencial assegurar a todos os idosos açorianos o direito a envelhecerem com dignidade e segurança.