Skip to main content

Os deputados do PSD/Açores eleitos pela ilha de São Miguel, levaram a cabo, durante dois dias, diversas visitas e reuniões com empresas, cooperativas, instituições de solidariedade social e representantes do poder local no concelho de Vila Franca do Campo.

Os deputados social-democratas registaram algum dinamismo no tecido empresarial local, nomeadamente as pequenas empresas ligadas a distintos sectores da economia de Vila Franca do Campo.

No que concerne o sector primário da economia, constatou-se uma nova dinâmica no que concerne a produção de fruta. A falta de conservação dos caminhos rurais e a ineficiente gestão do abastecimento de água a uma das maiores bacias leiteiras de São Miguel – a de Ponta Garça – impedem um crescimento mais robusto da agricultura, sendo também um entrave ao desenvolvimento do agroturismo nesta zona da ilha de São Miguel.

Foi recorrente a queixa de diversos representantes da economia local de cada Vila Franca do Campo não está a usufruir, como devia, do incremento do turismo nos últimos anos.

Vila Franca do Campo acabou, infelizmente, por perder algum do protagonismo que tinha em termos turísticos porque a partir do momento em que tem uma localização entre dois grandes polos em termos turísticos (Ponta Delgada e Povoação, designadamente Furnas) acaba por ser um ponto de passagem que não se tem revelado atrativo para os turistas.

É necessário criar fatores de atratividade no concelho de Vila Franca do Campo, que o voltem a fazer renascer nos setores da restauração, por exemplo, e também do ponto de vista de outros atrativos importantes do concelho, como as suas zonas balneares e o seu ilhéu.

Há necessidade de um plano estratégico de promoção turística do concelho de Vila Franca do Campo.

Os deputados do PSD/Açores eleitos pela ilha de São Miguel privilegiaram o setor económico nesta vista ao concelho de Vila Franca do Campo, tendo sempre em atenção que a economia vale por aquilo em que se traduz na melhoria das condições de vida das pessoas, nomeadamente na criação de emprego.

E isso é ainda mais importante num momento em que se ficou a saber, através de declarações da diretora regional da Solidariedade Social, que Vila Franca do Campo é justamente um dos três concelhos dos Açores onde a pobreza está mais concentrada.