O PSD/Açores considerou hoje que o governo regional “voltou a falhar” na execução do investimento público, alegando que apenas foram executadas 72,2 por cento das verbas previstas no Plano Regional Anual de 2017.
“O governo regional voltou a falhar na meta que traçou para o investimento público nos Açores. Voltou a registar-se, à semelhança dos anos anteriores, uma baixa execução, comprovando, mais uma vez, que os anúncios feitos pelo governo em matéria de investimento público não passam de propaganda enganosa”, afirmou António Vasco Viveiros, porta-voz do partido para as áreas de economia e finanças.
O social-democrata, que falava na sequência da divulgação do relatório de execução financeira do Plano Regional Anual de 2017, salientou que, “tal como tem sido denunciado, quer pelo PSD/Açores, quer pelos parceiros sociais, a discussão do Plano e a sua aprovação têm sido uma mera operação de propaganda do governo, iludindo os açorianos com promessas que depois não são cumpridas”.
“Em 2017, a execução do investimento público foi de apenas 72,2 por cento. Ou seja, dos 517 milhões de euros anunciados pelo governo regional, só foram executados 373 milhões de euros. Ficaram por executar 144 milhões de euros”, disse.
Além da baixa execução do investimento público, António Vasco Viveiros alertou também para o facto de “alguns programas do Plano corresponderem ao pagamento de rendas de parcerias público-privadas, cujo valor total foi superior a 50 milhões de euros, ou a transferências relativas ao serviço público de transporte aéreo e marítimo inter-ilhas, no valor total de 35 milhões de euros”.
“Significa isto que, na prática, o investimento público feito pelo governo regional foi inferior a 300 milhões de euros”, frisou.
O porta-voz e deputado social-democrata acrescentou que é “particularmente grave” a baixa execução do investimento público nos programas “Empresas, Emprego e Eficiência Administrativa” (64,6 por cento) e “Qualificação Profissional” (29,9 por cento).
“Esta baixa execução demonstra e é igualmente a prova da péssima situação das finanças públicas regionais. Se o Plano fosse executado na sua totalidade, o défice seria agravado em 140 milhões de euros, desmascarando a demagogia do desacreditado vice-presidente do governo regional”, sublinhou.
Segundo o porta-voz do PSD/Açores, “com um crescimento económico inferior ao do país, a taxa de desemprego superior à média nacional e a baixa execução do Plano de 2017, o tal novo ciclo económico, que o governo regional repetidamente anuncia, não passa de mera propaganda para enganar os açorianos”.

